Vírus e malware
1. Vírus
Existem vários tipos de vírus e todos eles são prejudiciais para o computador. É possível encontrá-los em diversos ambientes e, normalmente, o vírus infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e depois tenta se espalhar para outros computadores. Para se prevenir deste perigo basta manter seu antivírus atualizado e estar sempre atento caso seu PC apresente problemas de lentidão ou outros sintomas esquisitos.~
-
Cavalo de Troia
O Cavalo de Troia (Trojan) é um dos maiores problemas para o computador. Ele não é um vírus propriamente dito, mas abre uma “porta” no computador, deixando todo o sistema vulnerável a outros vírus.
-
Ransomware: um dos mais comuns tipos de vírus
O ransomware é um dos tipos de vírus mais comuns na internet. Ele bloqueia diretamente o acesso aos arquivos e programas do dispositivo infectado. Ele é capaz de “esconder” seus arquivos, impedindo que você acesse qualquer coisa dentro do dispositivo. A liberação só acontece depois de atender o pedido dos hackers.
-
Autorun
A infecção pelo autorun acontece, principalmente, pela conexão de pendrives e HD externos ao seu computador. Esse tipo de vírus utiliza um arquivo de instalação automática aparentemente normal, que se instala no computador e infecta todos os outros programas e arquivos.
-
Majava
O Majava infecta a plataforma Java, bastante utilizada para o desenvolvimento da programação de computador.
2. Spams
spam é uma mensagem eletrônica não autorizada pelos internautas, mas que são enviadas da mesma forma. Possuem o objetivo de lotar a caixa de e-mail de seus receptores e, algumas vezes, podem conter vírus que prejudicam o computador do internauta. Para se livrar deste problema basta marcar o e-mail como spam e, da próxima vez que receber uma mensagem deste remetente, ela será automaticamente considerada um spam.
-
Propagandas
Propagandas de eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, calçados e até as clássicas “pílulas de emagrecimento” estão entre os exemplos dessa categoria. Lembrando, aliás, que muitos desses emails costumam ter ofertas falsas, então por precaução é melhor não abrir a mensagem se ela não vier de algum serviço ou newsletter que você já acompanha.
-
Corrente de email
Tão conhecidas quanto o item anterior, as correntes usam um sistema simples para se espalhar: prometer um enorme azar para quem não compartilhar esse email com outras pessoas – ou muita sorte para quem enviar esse spam para mais x conhecidos. É uma ideia básica, mas surpreendentemente eficaz com os mais supersticiosos.
-
Golpes de dinheiro
Esse caso de spam usa um método parecido com o do item anterior, mas normalmente prometendo um negócio valiosíssimo – por uma pequena entrada, claro. Obviamente, seu investimento não vai levar a nada; no máximo, se tentar enganar o próprio criminoso por trás disso, você pode acabar com uma história curiosa como a contada por James Veitch no TED abaixo alguns anos atrás.
3. Páginas falsas
As páginas falsas são uma forma de fraude eletrônica que tem o objetivo de adquirir informações pessoais dos internautas que a acessarem. Elas também são chamadas de phishing e sempre tentam induzir seus visitantes a colocarem os dados. Para se proteger, toda a vez que for acessar seus dados pessoais tente usar a navegação InPrivate que os navegadores oferecem.
4. E-mails maliciosos
Há vários tipos de e-mail que possuem o objetivo de roubar informações pessoais dos internautas. Algumas vezes eles utilizam grandes empresas, como bancos, para poderem persuadir o receptor a entrar no link e fornecer seus dados. Promoções bizarras também pipocam nas caixas de e-mail. Se tiver dúvidas, não acesse ou clique em qualquer link.
5. Pessoas mal intencionadas
A internet tem a vantagem - ou desvantagem - de poder preservar a identidade de seus usuários. Muitas pessoas adquirem outras personalidades para conseguirem persuadir os internautas. As intenções são as mais variadas, desde crackers.